Frase de boas vindas

Os sonhos devem ser ditos para começarem a se realizarem.
E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.
O adiantamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.
Paulo Freire



terça-feira, 6 de outubro de 2009

A ESCOLA DOS MEUS SONHOS

Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje Romancista e membro da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do Brasil, os alunos traziam para classe a bibliografia pertinente e, dadas às questões, consultavam os textos, apreendendo a pesquisar. CHRISTO, Carlos Alberto Libâneo (Frei Betto)

Na escola de nossos sonhos é possível que isso aconteça, e posso afirmar o que o autor coloca, pois a avaliação deve ser contínua em todo o processo ensino
aprendizagem e não somente naquele momento em que o professor aplica a prova, cabendo ao professor buscar maneiras e fazendo com que aluno aprenda.
Já que a avaliação é um processo contínuo, o professor comprometido com a educação tem condições de criar situações de avaliação do aluno a todo o

momento do processo ensino aprendizagem, sendo que o aluno não deve ser avaliado somente nos aspectos cognitivos, mas em toda sua plenitude.
Nós professores, e futuros professores, sempre devemos buscar os novos conhecimentos, sempre dando o melhor de nós, procurando as melhores maneiras de avaliar o aluno sem discriminá-lo no meio em que vive, mostrando também que ele é especial para a vida e para as pessoas, dessa maneira estaremos ajudando a construir uma sociedade mais justa e igualitária, através de uma educação de qualidade para nossas crianças.


Observação: Trabalho (citação) apresentada à Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica com a Prof ª Maria Ana Pires de Oliveira (Cotinha) do Curso de Pedagogia na Unisul/Tubarão, no dia 02/05/2003.





ANÁLISE DE FILME: MENTES QUE BRILHAM

Fred Tate tem 7 anos, inteligência muito acima da média que apresenta talento excepcional em Matemática, Línguas, Pintura, Música e Literatura, dentre outras áreas mas tem sérias dificuldades de relacionamento. Tímido e solitário, o menino se vê afastado do convívio social em parte por causa da superproteção que recebe da mãe.
Dede, a mãe, é solteira, trabalha como garçonete e espera que o filho consiga levar uma vida normal. Depois de fracassar ao matriculá-lo em escolas comuns, Dede procura uma entidade especial para crianças superdotadas. Fred vai conviver por um tempo com Jane, a diretora da instituição para crianças superdotadas, mostrando-se uma pessoa metódica e fazendo que Fred cumpra as regras da casa. Jane inscreve-o na Odisséia da Mente, espécie de olimpíada para pequenos prodígios. Embora apresente um desempenho notável na competição, ele agrava sua condição psicológica. Sente o isolamento, sente que não tem mais o carinho da mãe, apresentando certos momentos de rebeldia
Mentes que Brilham discute, trata de forma delicada e convincente, o tratamento que se deve dispensar às crianças de QI muito alto, mostrando também que uma criança especial precisa de atenção, carinho e muito amor para que ela não se sinta rejeitada e excluída.




Observação: Análise realizada na Disciplina: Metodologia do Ensino Fundamental V - Matemática (Profª Cláudia Colossi) no Curso de Pedagogia na UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (Tubarão-SC)