Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje Romancista e membro da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do Brasil, os alunos traziam para classe a bibliografia pertinente e, dadas às questões, consultavam os textos, apreendendo a pesquisar. CHRISTO, Carlos Alberto Libâneo (Frei Betto)
Na escola de nossos sonhos é possível que isso aconteça, e posso afirmar o que o autor coloca, pois a avaliação deve ser contínua em todo o processo ensino
aprendizagem e não somente naquele momento em que o professor aplica a prova, cabendo ao professor buscar maneiras e fazendo com que aluno aprenda.
Já que a avaliação é um processo contínuo, o professor comprometido com a educação tem condições de criar situações de avaliação do aluno a todo o
momento do processo ensino aprendizagem, sendo que o aluno não deve ser avaliado somente nos aspectos cognitivos, mas em toda sua plenitude.
Nós professores, e futuros professores, sempre devemos buscar os novos conhecimentos, sempre dando o melhor de nós, procurando as melhores maneiras de avaliar o aluno sem discriminá-lo no meio em que vive, mostrando também que ele é especial para a vida e para as pessoas, dessa maneira estaremos ajudando a construir uma sociedade mais justa e igualitária, através de uma educação de qualidade para nossas crianças.
Observação: Trabalho (citação) apresentada à Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica com a Prof ª Maria Ana Pires de Oliveira (Cotinha) do Curso de Pedagogia na Unisul/Tubarão, no dia 02/05/2003.
Frase de boas vindas
Os sonhos devem ser ditos para começarem a se realizarem.
E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.
O adiantamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.
Paulo Freire
E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.
O adiantamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.
Paulo Freire
terça-feira, 6 de outubro de 2009
ANÁLISE DE FILME: MENTES QUE BRILHAM
Fred Tate tem 7 anos, inteligência muito acima da média que apresenta talento excepcional em Matemática, Línguas, Pintura, Música e Literatura, dentre outras áreas mas tem sérias dificuldades de relacionamento. Tímido e solitário, o menino se vê afastado do convívio social em parte por causa da superproteção que recebe da mãe.
Dede, a mãe, é solteira, trabalha como garçonete e espera que o filho consiga levar uma vida normal. Depois de fracassar ao matriculá-lo em escolas comuns, Dede procura uma entidade especial para crianças superdotadas. Fred vai conviver por um tempo com Jane, a diretora da instituição para crianças superdotadas, mostrando-se uma pessoa metódica e fazendo que Fred cumpra as regras da casa. Jane inscreve-o na Odisséia da Mente, espécie de olimpíada para pequenos prodígios. Embora apresente um desempenho notável na competição, ele agrava sua condição psicológica. Sente o isolamento, sente que não tem mais o carinho da mãe, apresentando certos momentos de rebeldia
Mentes que Brilham discute, trata de forma delicada e convincente, o tratamento que se deve dispensar às crianças de QI muito alto, mostrando também que uma criança especial precisa de atenção, carinho e muito amor para que ela não se sinta rejeitada e excluída.
Observação: Análise realizada na Disciplina: Metodologia do Ensino Fundamental V - Matemática (Profª Cláudia Colossi) no Curso de Pedagogia na UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (Tubarão-SC)
Dede, a mãe, é solteira, trabalha como garçonete e espera que o filho consiga levar uma vida normal. Depois de fracassar ao matriculá-lo em escolas comuns, Dede procura uma entidade especial para crianças superdotadas. Fred vai conviver por um tempo com Jane, a diretora da instituição para crianças superdotadas, mostrando-se uma pessoa metódica e fazendo que Fred cumpra as regras da casa. Jane inscreve-o na Odisséia da Mente, espécie de olimpíada para pequenos prodígios. Embora apresente um desempenho notável na competição, ele agrava sua condição psicológica. Sente o isolamento, sente que não tem mais o carinho da mãe, apresentando certos momentos de rebeldia
Mentes que Brilham discute, trata de forma delicada e convincente, o tratamento que se deve dispensar às crianças de QI muito alto, mostrando também que uma criança especial precisa de atenção, carinho e muito amor para que ela não se sinta rejeitada e excluída.
Observação: Análise realizada na Disciplina: Metodologia do Ensino Fundamental V - Matemática (Profª Cláudia Colossi) no Curso de Pedagogia na UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (Tubarão-SC)
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